MÚSICAS EM SHOWS – QUANTO VALE?
Quando a sua música está no show de um artista, a primeira coisa que você precisa entender é a agenda desse artista.
Porque quando o artista toca sempre numa casa noturna mensalista do ECAD, o repertório do show desse artista não é considerado, a não ser que o fiscal compareça no dia do show e grave. Já viu um fiscal do ECAD sentado numa mesa gravando e fazendo anotações? Se você já viu, primeira coisa boa a se dizer, essa casa noturna é dez e paga o ECAD em dia.
Se o artista faz shows, contratado para festas, aí a gente tem que saber o seguinte:
– o promotor do evento pagou o ECAD? Se não pagou, nenhuma das músicas que tocou nessa festa vai receber direito autoral;
– se o promotor pagou, ele levou o repertório do show de todos os artistas ao ECAD? Porque quem tem que apresentar esses repertórios é o promotor do evento. E os artistas tem que ter essa consciência de mandar o repertório para o contratante dele, para que ele leve ao ECAD. Dessa forma, os compositores das músicas receberão direitos autorais;
– a sua música está no repertório? Porque tem mais essa: tem artista que manipula repertório, geralmente acontece isso quando o artista é compositor. Ele tira as músicas reais e insere músicas de sua autoria. Isso é a coisa mais triste que acontece na minha opinião, porque o compositor de certa forma contribui para o projeto, suas músicas enriquecem o show, mas na hora de retribuir o artista prejudica o colega, sabe? E acontece no repertório de tanto artista que vocês gostam…
Maravilha, o promotor pagou o ECAD, o artista apresentou o repertório, a sua música está no repertório, tudo certo. Como o ECAD distribui isso?
Ele pega o valor do show e faz o rateio entre todas as músicas que tocaram no evento, após descontar a parte dele e das sociedades.
Quando o evento tem 10 duplas, em muitos casos o ECAD precisa juntar o repertório de todas elas pra fazer a distribuição.
O valor que você vai receber pela sua música depende:
– da bilheteria da festa, porque o ecad cobra 10% da bilheteria em direitos autorais;
– do número de atrações da festa; e
– do numero de musicas de cada repertório.
Se tem palco principal e palco secundário, ou artistas de abertura e artistas principais, também há distinção de valores.
O valor de uma música num evento pode chegar até a R$500,00. A honestidade do promotor e não mentir a bilheteria, o número equilibrado de atrações, influenciam no valor da música na festa.
Quando acontece uma festa, esse dinheiro demora no mínimo 60 dias pra chegar até sua conta. O evento acontece, o promotor negocia, pode ser que ele parcele, aí o ECAD espera cair as parcela, levanta os repertórios, verifica quem são os titulares, compositores, editoras, então pode demorar porque é um trabalho meticuloso. E precisa ser, todos esses relatórios ficam a nossa disposição no sistema e sempre que você tiver dúvida em “como foi tal evento”, pergunta pra sua sociedade, pra ela pedir informações ao ECAD.
O ECAD não faz atendimento ao público. Tudo, tudo que você quiser saber, deve ser perguntado à sociedade e a sociedade tem o dever de tirar as suas dúvidas. Se você perguntar algo e achar que não foi bem esclarecido, considere mudar de representante. Você é importante e não pode ter dúvidas sobre como funcionam as coisas relacionadas aos seus direitos.
No link SERVIÇOS aqui do site indicamos nossa sociedade. Junte-se ao nosso time.