https://youtu.be/BoBE1t_iYCU
AÇÃO E VITIMIZAÇÃO – ONDE VOCÊ SE ENCAIXA?
Quero agradecer de coração algumas pessoas e indicar seus canais e sites.
Aleksandre Ricardo tem um canal muito legal no Youtube. O Blog Zel Florizel e a página Gestão de Bandas, que fizeram duas matérias tão legais comigo que eu juro, antes de ler essas matérias nem eu me conhecia tanto. Vocês vêem o quanto isso é incrível? Pessoas que dedicam muitos minutos pra ajudar pessoas que elas nem conhecem e fazer da música um mundo possível e autossustentável? Que bonito, né?
Aleksandre Ricardo: https://www.youtube.com/watch?v=39Wr70RYMC4
Zel Florizel: https://zelflorizel.blogspot.com.br/2016/07/bruna-campos-desvendandos-os-segredos.html
Gestão de Bandas: http://gestaodebandas.com.br/blog/entrevista-bruna-campos-editora-musical/
Outra coisa: estamos em busca de parceiros para levar todo esse conteúdo do nosso canal pessoalmente na sua região. Nosso modelos de palestra é um Workshop, onde eu ensino algumas coisas que você deve fazer no seu dia-a-dia e tiro dúvidas, uma a uma, uma tarde inteira com vocês. Pros interessados, façam contato através desse e-mail ou pelo nosso site.
AÇÃO e VITIMIZAÇÃO. Qual é a diferença?
Era só você digitar aí no google, mas acho que posso colaborar com essas definições já que eu sou a maior interessada no momento em fazer você entender a diferença dessas duas palavras.
VITIMIZAÇÃO – Transformação em vítima; postura de vítima. (Fonte: Aulete)
AÇÃO – Capacidade, possiblidade ou disposição para agir, atuar; a iniciativa de fazê-lo. (Fonte: Aulete)
Deu pra perceber como que as definições dessas palavras são bem diferentes? Eu vejo muita vitimização e pouca ação na classe artística, da parte de todo mundo. Artista, compositor e músico.
Eu acho que isso é do brasileiro. E isso contamina. Vejo comentários: “não dá pra viver de música no Brasil”; “o músico é menosprezado mesmo”; “depender da honestidade das pessoas é complicado, heim?”…
Até agora ninguém escreveu pra mim “mudei de sociedade”; “cobrei da minha sociedade uma atuação mais eficiente na minha categoria”; “comecei a perguntar pros promotores de evento se eles pagam ECAD”; “mandei e-mail pra minha sociedade pra saber se a rádio X está inadimplente”.
Vamos parar de vitimização e partir pra ação? Porque eu tenho um objetivo com esses vídeos aqui, que é dominar o muuuundo… kkkk brincadeira. Mas eu preciso despertar algo em vocês e vocês precisam partir pra AÇÃO.
Não é pra assistir o vídeo e comentar: “Ó, vida, como eu sou injustiçado, escolhi a profissão errada”.
Desafios vocês vão enfrentar em qualquer profissão. Sempre terá que vai te magoar, te passar a perna, que vai querer colocar preço no seu serviço, que vai dizer que o seu serviço não vale o que você cobra, muda de profissão e cai em outra com os mesmos problemas, com uma única diferença… você… infeliz…. fazendo o que NÃO gosta.
Então, absorva as informações do canal e comece a por em prática.
Músico: gravou uma faixa… ela começou a tocar nas rádios essa semana! Anota no celular que daqui 6 meses precisa pedir pra sua sociedade verificar se o artista fez ISRC e se você está nele. Mas faça! Não fica esperando um ano, pra perceber que não recebeu nada. Aí fica falando mal do ECAD por um ano… Pra só depois descobrir que o artista ou a gravadora, não inseriu você no ISRC.
Compositor: artista gravou sua música… imediatamente peça pra sua sociedade olhar como está o cadastro da obra no ECAD, porque o autoral começa a cair assim que a música entra no repertório do show. O que, dependendo de alguns prazos internos do ECAD, pode acontecer 60 dias depois. Não fica esperando perceber que não tá recebendo pra depois verificar se está tudo certo. Seja ativo!
Toda vez que alguém se faz de vítima aqui no canal eu lembro daquele personagem do desenho animado… a hiena, sabe? Para com isso! Vai cuidar das suas coisas! Dá pra viver de músicas, mas vamos começar mudando o jeito como você cuida das suas coisas. Hoje, imediatamente.
Ação!